
Nossa História

Em maio de 2007, na Escola Estadual Plínio Barreto, surgiu o Projeto Arte em Cena, do anseio de adolescentes, alunos do Ensino Fundamental e Médio, em participar de encenações teatrais e, do interesse da professora Márcia Polacchini em fomentar este desejo em um projeto voltado para sua formação de professora de arte e teatro.
Em 2009, o Projeto Arte em Cena evoluiu e se tornou o Grupo Arte em Cena, formado por alunos e ex-alunos que continuaram com o projeto inicial e queriam adquirir ainda mais conhecimento sobre a área. Para iniciar essa nova fase o grupo montou uma peça clássica e após leituras, escolhemos A MEGERA DOMADA de William Shakespeare com uma nova leitura, já que a história se passava nos anos 60.
Com o mesmo empenho em 2011, buscamos novos textos e optamos por um autor contemporâneo, Carlos Alberto Soffredini, o grupo se identificou com VEM BUSCAR-ME QUE AINDA SOU TEU. Com muito trabalho de circo-teatro, ensaios e muito preparo, estreamos em 01 de Julho de 2011.
No ano de 2012, integrantes saíram, outros entraram crescendo o grupo, ficando com 24 integrantes, foi distribuído em dois espetáculos. Trabalhamos novamente com autores contemporâneos, desta vez um texto equatoriano e inédito, muito critico: A DAMA MIJONA de José Martinez Queirollo, com 21 atores em cena. No mesmo ano finalizamos um projeto de peça infanto-juvenil que caminhava desde 2011, a peça BRUXAS do autor Ricardo Leite, com novos integrantes ensinados pelos antigos, que estreou em maio de 2012 e a DAMA MIJONA em setembro do mesmo ano. Apresentamos diversas vezes para a comunidade ambas as peças, BRUXAS continua sendo um espetáculo apresentado pelo grupo em algumas ocasiões.
Em 2013, o grupo se arriscou novamente e interpretamos a nossa primeira peça com texto de criação coletiva, MAÇÃS BOAS FORA DO EIXO, contava a história de jovens que queriam ter a liberdade e ser quem gostariam de ser e se expressar livremente, combatendo uma ditadura.
Estreamos NO NATAL A GENTE VEM TE BUSCAR, de Naum Alves de Souza em 13 de Setembro de 2014, uma adaptação criada pela grupo, mantendo o núcleo da história, contando a situação de abandono do idosos, repleto de poesia e uma sonoplastia única e criada pelo próprio grupo. Foi aclamada pelo público, que na estreia lotou o anfiteatro da escola.
A nova montagem do grupo para o ano de 2015 foi a peça MISS BRASIL 2000, com a idéia da produção vinda de um dos projetos da diretora Marcia Polacchini quando tinha 18 anos. Estreamos em 19 de Setembro, emocionando novamente o publico com essa comédia musical, tendo como trilha sonora somente com musicas da Rita Lee tocadas ao vivo, contamos temas polêmicos e muitas vezes tabus da sociedade no universo feminino dos concursos.
Em 2016, continuamos com as apresentações de MISS BRASIL 2000 e em meio as apresentações, trabalhamos o nosso novo texto próprio, só que esse com mais particularidade, pois resolvemos celebrar a união do grupo contando a nossa história. Criamos a tragicomédia autobiográfica de forma coletiva, UNO MINHAS MÃOS ÀS SUAS. Nesse texto mostramos as dificuldades, desafios, tristezas e conquistas do grupo nesses 10 anos de história.
Desde 2010 buscando a interação com outros grupos, possibilitando aprendizagem e trocas de experiências, o grupo se inscreveu em diversos festivais estudantis, por algumas cidades de São Paulo: Bauru, Pindamonhangaba, Sorocaba e Sumaré, com os espetáculos que alcançaram grande sucesso de público e de critica, como reconhecimento de nossos trabalhos, nesses três anos de grupo, somamos mais de 40 troféus, contando com o de Melhor Espetáculo.