ARTE, LITERATURA E POLITICA
Muita gente diz que "política não se mistura" ou evita conversas que a envolvam por esse ser um assunto polêmico e que gera muitas discordâncias e discussões.
Existem pessoas que acham que literatura e arte existem para uma função estética ou de entretenimento mas nada além disso, geralmente, pessoas se recusam a perceber a(s) mensagem (s) que um livro, uma obra de arte, uma música ou uma peça de teatro carregam.
Se uma companhia se reúne para criar uma peça de teatro, por mais que esta contenha doses de humor, não pode ser resumida apenas nisso a criticidade que ela traz, os debates que ela pode criar devem ser levados em conta, assim como quando uma obra literária é escrita.
Usando o exemplo de Harry Potter, esse livro que por muitos é encarado apenas como uma fantasia ou entretenimento só existe pois governos totalitários já existiram, por que o preconceito existiu e ainda existe. O que o personagem principal faz durante os sete livros é lutar contra um maneira de repressão, assim como os outros personagens que sofrem diversos preconceitos e que interiorizam outros e lutam contra isso.
Politica se mistura sim, porque ela está em todos os lugares, existem sim livros e peças que são apenas estética, mas é importante que comecemos a perceber os paralelos que autores e artistas tem a intenção de trazer, pois estes estão inseridos na sociedade,e, por mais que tentem "se descolar" da realidade é impossível que não haja um posicionamento pois a própria atitude de neutralidade é um posicionamento. A arte de uma maneira geral é influenciada pela sociedade que seus autores vivem e essa sociedade por sua vez , também é influenciada por ela. É impossível fugir disso.